[SPOILER] Dica de filme: Com amor, Simon


Lançado em março de 2018, o filme Com amor, Simon conta com a direção de Greg Berlanti. O diretor tem participação em grandes projetos como The Flash (produtor), Legends of Tomorrow (um dos criadores), Supergirl (produtor) e Arrow (produtor). No elenco, a obra traz nomes como:
  • Nick Robinson (A Quinta Onda);
  • Keiynan Lonsdale (The Flash);
  • Katherine Langford (13 Reasons Why);
  • Jorge Lendeborg Jr. (Homem-Aranha: De Volta ao Lar;
  • Alexandra Shipp (X-Men: Apocalipse).
A indústria audiovisual está desenvolvendo cada vez mais trabalhos que contribuem com a representatividade. É algo que vem ocorrendo pouco a pouco, não só nesse meio e torço para que avanços significativos ocorram.

O que dizer desse filme? Eu gostaria de ter a maravilhosa capacidade de falar de Com amor, Simon de maneira totalmente parcial. No entanto, já aviso que terei que falhar miseravelmente nessa tarefa e conforme o título do post indica, spoilers podem ocorrer.


Vamos falar sobre o contexto do filme?

Simon, aparentemente tem a vida perfeita dos jovens de sua idade (dos filmes, claro), mas ele tem um grande segredo e o personagem mostra o quanto pode ser sufocante não ser você mesmo, especialmente perto das pessoas que mais ama. 

Ele tem medo do que pode acontecer se as pessoas souberem que ele gosta de homens. No entanto, no meio dessa sensação de estar sozinho e confuso, alguém surge desabafando sobre estar na mesma situação em um blog dos alunos de sua escola.

Nesse cenário, Simon começa a  trocar e-mails de forma anônima com Blue. Infelizmente, a forma pela qual as pessoas descobrem seu segredo não é nada planejada e ainda mais, é por outra pessoa e de um jeito nem um pouco sutil. Ao ser chantageado por seu colega de teatro, uma hora essa bomba estoura e a escola toda fica sabendo. 

É justamente neste momento que o protagonista vê o seu mundo desabar completamente. No entanto, como estamos acostumados a ver nos filmes, acabamos descobrindo quem é o Blue (esse spoiler vou guardar) e as coisas também acabam voltando aos eixos.

Por que achei o filme impactante?

Nas horas que Simon chorou, se viu perdido, sozinho e também na cena maravilhosa de imaginar como seria se fosse necessário se assumir hétero para a sua família, me remeteu a momentos que já li, vivi e ouvi. 

Vi um pouco dos meus amigos e das pessoas das quais já ouvi e li relatos nesses momentos. Imaginei quantas pessoas já sofreram e ainda sofrem por isso. Não só psicologicamente, mas fisicamente. É algo a se pensar e filmes como Com amor, Simon levantam essa questão, do direito de ser quem é, sem tanta dor, julgamentos e com mais compreensão.

Nick Robinson dá vida ao Simon de uma forma bonita, trazendo leveza. Fora isso, nenhum personagem é o super perfeito, totalmente sem falhas, o que só reforça a naturalidade de diversas situações no filme. Recomendo pela história, pelo aprendizado e pelas risadas.

0 comentários